CNE 311 Lemenhe

Fundado a 18/05/1969

Secções

Flor-de-lis

flor-de-lis é o símbolo do escutismo mundial, a origem deve-se a utilização da mesma em cartas náuticas representando o norte com a sua ponta, assim como uma rosa dos ventos, além de ser o símbolo da monarquia francesa desde o século XII.

Baden-Powell então a escolheu como representação do movimento que ele criara, pois idealizava a direção que o escotismo seguiria desde então, a flor-de-lis para os franceses também representava pureza de espírito, luz e perfeição, atributos incorporados no escotismo até os dias de hoje.

Aperto de mão

Diferente do habitual aperto com a mão direita, o escuteiro cumprimenta-se com a mão esquerda, devido a uma passagem vivida por Baden-Powell, aonde o chefe de uma tribo indígena estende a mão esquerda, com o argumento de que para tal ele tem de largar o escudo, depositando toda sua confiança no outro, mesmo que este seja seu adversário.

Sinal escuteiro

Com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escuteira (DeusPátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco.

Saudação escuteira

Em todas as esferas, todos os membros do movimento escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A saudação também é realizada para cumprimentar autoridades, durante cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. A posição dos dedos, é a do sinal escoteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.

Deixamos aqui também uma foto de todas as insígnias de Progresso e de como devem ser cosidas na camisa do escuteiro, deve ter em atenção:

Para todas as secções são válidas as seguintes orientações:

  • Intervalo entre o distintivo de bando, patrulha/tripulação ou equipa/equipagem e a insígnia de progresso: 2 cm
  • Intervalo entre a insígnia de progresso e a(s) insígnia(s) de secção:2 cm

Deixe um comentário...